quinta-feira, setembro 2

Sonho Beck-Ttiano Ato #04

CN
- Mas você não irá me responder?

CV
- Responder o que?

CN
- Porque a perdeu afinal de contas?
CV
- O que eu perdi? (preocupado revirando seus bolsos)

CN pega CV pelos braços e o sacode.

CN
- A alegria homem! Porque a perdeu?

CV
- Mas eu já não respondi?

CN
- Não, você me disse o porquê era alegre, mas não por que perdeu a alegria!

CV
- Ah!

CN
- Anda, estou ficando com sono!

CV
- Não sei, eu achava antes que as pessoas que também eram alegres tinham sua alegria baseada na mesma origem que a minha, de ter uma relação pacífica com todos os desejos e angústias humanas. E como a maioria das pessoas que eu conhecia aparentavam ser alegres, pensava: Bom, esse é o mundo em que eu quero viver! Mas aos poucos percebi que não era isso, muitas delas não eram alegres, fingiam estar alegres. Outras ainda eram apenas tontas, sabe. A alegria delas não vinha de uma superação diária de conflitos, elas se fechavam em um mundo estático, por mais complexo que ele fosse, uma hora se tornava estático, e por isso se sentiam felizes. Quando percebi isso acabei me tornando triste, foi assim!
CN
- Triste ou melancólico?

CV
- Não sei, tanto faz!

CN
- Mas nenhuma dessas pessoas alegres que você conheceu era alegre exatamente pelo mesmo motivo que você?

CV
Não, nenhuma que eu me lembre!

CN
Que exagero! (não sabendo se acredita ou não na afirmação de CV)
(pausa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário