quarta-feira, junho 15

a arte mais bonita da cidade...

...Ninguém se assemelha menos ao artista , no que ao seu espírito e objetivos diz respeito , do que os que empregam os mesmos artifícios que ele. A arte do publicitário só é compreensível se estudarmos a mente do vendedor. Cada tem por finalidade vender o seu produto e para tal exagera-lhes as virtudes e suprime-lhe os defeitos. O ilustrador encontra a sua alma gêmea no repórter noticioso ou no fotógrafo que trabalha para os jornais: a verossimilhança das descrições que faz depende daquilo que surge como real aos olhos do patrão. O pintor retratista (o texto foi escrito nos anos 40, troque por cineasta da pobreza) que está muito em voga aproxima-se dos bajuladores da corte, cuja hipocrisia é escada para o sucesso material. E o homem que encomendou alguns quadros porque ficam bem em cima do sofá, ou o decorador e o estilista, partilham a mesma intenção do fabricante, cuja a função é temperar o luxo com os prazeres do sentido.
Não estamos aqui nem para moralizar nem para segregar a arte, distribuindo-a por patamares de qualidade (mas eu estou!). Cada qual com sua obra, e que execute bem, para dela retirar as recompensas que lhe forem mais proveitosas. (momento politicamente correto, mas agora ele volta certeiro) ---->
Mas temos que procurar alhures se quisermos encontrar na ação humana as analogias que irão nos esclarecer acerca das atividades dos artistas. O poeta e o filósofo São quem fornecem a comunidade os objetivos de que o artista também participa. A principal preocupação, que tem, como o artista,é a expressão, em concreto, das suas próprias concepções de real. Como os artistas, lidam com a verdade do tempo e do espaço, da vida e da morte, com os píncaros de exaltação e as profundezas do desespero. A preocupação com estes problemas eternos forja um terreno comum que transcende a disparidade dos meios solucionados para os solucionar. E é da linguagem do filósofo e do poeta, e das outras artes que partilham o mesmo objetivo, que temos que falar se quisermos estabelecer um equivalente verbal para o significado de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário