quarta-feira, outubro 27

A little help from my friends... #01

Resposta ao grande amigo Paulada que me indagou porque eu ironizei o título da entrevista "Lula é um gênio do povo" na Carta Capital http://www.cartacapital.com.br/destaques_carta_capital/%E2%80%9Clula-e-um-genio-do-povo%E2%80%9D e que me perguntou o que eu acho da situação político-institucional-econômica-social-cultural do Brasil no momento.

Bem Paulada, vai ser longo, mas vamos lá.

Li toda a entrevista! Entrevista excelente. Concordo com ela veementemente quando diz que o Lula é um gênio, e é sim (dentro do contexto atual), ela diz que ele é um intelectual orgânico, gostei desse conceito. É o que ele é, no livro de memórias do Lula tem um trecho que ele diz: "foda-se o Marx, ele está morto e eu estou vivo!".. Isso já mostra a força e inteligência do cara que sabe que é com ele que tem que resolver, que sabe que faz história e que utiliza as referências que têm pra refinar suas ações e não ficar repetindo como papagaio de pirata qualquer merda que lê.. Aliás, essa sempre foi minha grande crítica ao movimento estudantil, e aos diretores de CAs da vida, uma cambada de gente completamente acéfala e que só reproduz um discurso morto pelo tempo. Por isso nunca me envolvi nisso apesar de não pensar em outra coisa que não seja política, pode ter sido um erro meu não ter investido nisso desde jovem e me afastar desde início pra estudar por minha conta, enfim, escolhas da juventude.

Discordo dela quando diz que ele é do povo, mas aí mais por conceito do que eu entendo como povo do que por outra coisa. O fato dele ter vindo de classe baixa não faz dele um presidente do povo. Povo nunca é presidente, povo é sempre o que sofre a ação e nunca a força de afirmação. Pois se um dia ele se torna o protagonista, o que gera a ação ele deixa de ser povo pelo próprio conceito da palavra. A utilização da palavra povo é uma forma ingênua (e muito bem vendida pelos marketeiros) de apaziguar conflitos múltiplos e diversos: o conflito que vive o seringueiro do Pará é diferente do motoboy que mora em Itaquera, do pescador de Recife, e do playboy que vai esquiar na Suiça todo inverno. Um presidente tem que se assumir aristocrático, informar ao "povo" que ele tem informações que alguém que faça Jornalismo na USP e trabalhe num bar, ou de alguém que fez Turismo e dirige uma produtora nunca vai ter, porque se for pra utilizar a palavra povo, nós sim somos do povo, nós sim somos quem sofre a força e não quem a exerce. Eu não tenho força de nenhuma grande instituição ou em uma grande coorporação, vc tem?

É isso que sempre critíco e digo que todos são bandidos (juro que vou responder sua pergunta inicial, só vou terminar minha divagação) o presidente da república não vem até mim como meu pai sempre veio por exemplo, querendo me educar e não me convencer por convencer como TODOS os políticos fazem (e isso inclui os pequenos como PSOL). O Lula é um exímio negociador, o filho dele está milionário agora, se ele chegasse na TV e dissese "pessoal, política é assim mesmo, eu sou um negociador, já que tinha que ser de alguém que seja de alguém da minha casta, proque eu tenho na verdade boas intensões ao invés dos pilantras entregusitas que sempre governaram esse país"...eu iria concordar com ele? De forma alguma, mas pelo menos ele teria sido honesto, ou 'Coloquei o Hélio Costa no Min da Comunicação, aprovei o padrão digital japonês sem consulta pública, e nem fiz questão de rever as concessões de mídia porque se eu mexer com a Globo eu não consigo governar e to fudido" ai sim poderia até pensar que ele é um presidente do povo, um cara que vê o que acontece e reporta... e não me venha me falar que se ele falar assim o "povo"não entende porque é mentira!!!! Isso sim é ranço burguês, ter que falar "Para o povo" como se ele fosse um coitado e acéfalo e não você (presidente, não vc Paulada) um sem-vergonha e picartea, já viajei o Brasil inteiro e sempre falei com qq pessoa igual falo com vcs e sempre fui compreendido... caráter e ética qq ser humano entende.

Só para encerrar essa questão, numa QiB veio lá o Zílio Zílio cagando regra pra Dilma em cima de mim, eu quase praticamente não vejo TV (não tenho TV a cabo e vejo raramente os jogos do Corinthians, até hoje não sei qual a cara da Lady Gaga, que soube que existia há um mês atrás por causa do meu sobrinho), mas no dia que vi apareceu o Lula pedindo votos pro Netinho, no melhor estilo Maluf (se vc me apoia então vote nele!).......Netinho???? Esse marginal filho-da-puta que bate na mulher, um fingindo, hipócrita, que vive da imagem de ser minoria por ser negro e ter nascido pobre.... Enfim, relatei o fato ao Zilio e perguntei se ele falaria isso na TV, sabendo da índole do Netinho, e claro ele me respondeu da mesma forma que todos os militantes a Dilma "cara, isso é política, vc tem q ceder de um lado pra ganhar do outro"......Isso é política o CARALHO, isso é apenas uma forma de fazer política, aliás, uma forma covarde, vil e manipuladora.... Todo mundo faz política, todos os dias.... eu NUNCA vincularia minha imagem pra falar em votar num vagabundo desses, se novamente o Lula cehgasse e dissesse: "O Netinho é um vagabundo, hipócrita mas melhor que ele do que os outros bandidos, então pra não fuder de vez e eleja ele por favor" seria menos pior, mas nem isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário